sábado, 13 de dezembro de 2014

Continuação da ativiadade da Aula 9


      Atividade 2: Produzir uma reflexão com  a leitura do seguinte texto: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n59/n59a05 de Teresa Seabra. Sendo complementada pela pesquisa realizada na aula 7. Onde destaquei as minhas principais conclusões...




Como o próprio nome já diz, o texto traz à tona o tema das desigualdades escolares associadas às desigualdades sociais. Onde pude perceber que tais desigualdades é um fator histórico.
No século XIX, onde predominava uma cultura mercantilista, valorizava-se o ensino particular para aqueles que possuíam condições financeiras mais favoráveis. E o ensino público era destinado para os filhos dos trabalhadores com um currículo diferenciado.
A autora cita as duas modalidades de códigos. O código elaborado, que predomina as classes mais favorecidas. E o código restrito, que é usado pelos populares. Para ela é de suma importância incluir o código restrito à cultura escolar, a fim de, evitar o fracasso escolar.
             Acredito que muita coisa mudou desde o século XIX, mas também é possível perceber que algumas coisas permanecem. Por exemplo, dificilmente uma criança rica estudará em uma escola pública. Talvez possamos ver ao contrário, um aluno de classe popular estudando em uma escola “para as Elites”. Esbarramos então nos conceitos de Bourdier, onde se predomina nas escolas a cultura dos dominantes, que não cobra somente os conteúdos escolares, mais também, a cultura que o capital proporciona.
 Outro fato considerável que ela trouxe ao texto foi quando correlacionou família e escola, isso me remeteu a Lahire nas suas concepções de configuração familiar As duas são responsáveis por emitirem e construírem o conhecimento cultural da criança, modificando assim as formas de funcionamento psicológico de acordo com o ambiente. Ambas possuem características que são vistas como fundamentais para o processo evolutivo da criança.
             Quando relaciono este texto, com as minhas concepções tiradas nas pesquisas da escola avaliada na aula sete, percebo que muitas coisas podem estar envolvidas na reprovação do aluno. O descaso do poder público com uma escola da Baixada Fluminense carioca, que é voltada para as classes populares, a falta de instrução escolar dos pais, ou até mesmo uma boa ordenação familiar...
 Ou simplesmente uma falta de interesse dos docentes em mudar...
 O fato é que cada aluno é um caso, onde cada um possui a sua história...


                                                                                                                       Shirley Gama
    Uma reportagem recente sobre  a educação no Estado do Rio de Janeiro criou polêmica, "em tratar os alunos como se fossem mercadorias de uma fábrica." veja mais sobre isso no linkhttp://www.gentequeeduca.org.br/grupo/todos/eis-propaganda-da

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