sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Aula 8 reprovação, Aprovação



          Nesta aula do dia 12/11/14, fomos convidadas a refletir sobre o vídeo de Vitor Henrique Paro. Uma aula que contamos com a participação do aluno do curso de Mestrado da FEBF/UERJ Tiago, que por sinal podemos tirar grandes proveitos.
Eu e minhas amigas Natália, Jennifer, Angélica e o Professor Tiago.


     Ele nos trouxe, assuntos bastantes pertinentes da vida do educador e do educando. Um destes assuntos foi a avaliação. Juntarei então, as questões  debatidas em sala, e o conteúdo do vídeo,  e juntamente a isto as análises das taxas da Escola que o meu grupo pesquisou anteriormente.

         
         Para Vitor Henrique Paro, a avaliação serve para atribuir e criar valores, mediado pela gestão escolar. É um produto material pronto. E com um produto de material pronto, é  muito fácil e imediato avaliar.

        Diferentemente de um produto pronto que não é material, onde neste caso avalia-se a valorização do sujeito. sendo este então algo muito mais difícil, tendo em vista que, nós não somo iguais. E se não somos iguais, não existe o melhor ou o pior aluno. Na verdade o que existe são as diferenças. E estas devem ser respeitadas sempre em qualquer ambiente.

         A taxa de reprovação da Escola Municipal Albertina Lopes entre os anos 2010 e 2013, foram aumentando gradativamente. alcançando neste último ano da análise 18,3% de alunos reprovados. percebo então um numero considerável de sujeitos que repetem ano ,após ano as mesmas coisas, no mesmo espaço, e na maioria das vezes com o mesmo professor aplicando os métodos de sempre...

            Incorpora então um certo tédio, e já não enxerga mais nenhuma novidade, tendo em vista que o ser humano é movido por motivação e entusiasmo. Um aluno repetente acaba não encontrando seu espaço naquela turma e acaba desistindo da escola, onde de acordo com a escola de nossa pesquisa, em 2013 registrou o índice de 1,4%. Desta forma acredito que a reprovação seja a maior responsável pela evasão escolar.
           Concordo com o professor Tiago, quando disse " que os professores deveriam avaliar por desempenho, porém isso dá mais trabalho do que aplicar e corrigir provas". Isso entra de acordo com a teoria de Paro, "que a avaliação deveria ser dada a toda hora, todo minuto, pois assim é muito mais fácil recuperar um aluno." Até porque a aprendizagem acontece a todo o tempo. Para ele "a escola é o maior lugar em que se fala de avaliação, e esta avaliação não é feita, apenas se reprova e não avalia."

                 O discurso que estamos acostumados a ouvir, é que quando um aluno reprova a culpa é exclusivamente dele. A incapacidade é dele e nunca do professor ou da escola. Mas quando o aluno é aprovado é porque o professor é muito bom, e a gestão é excelente...Enfim... é sempre mais fácil culpar aqueles que são vistos como os mais fracos.


Neste link você encontra o vídeo analisado de Vitor Henrique Paro http://www.youtube.com/watch?v=YfHV_wYBca0
         




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