sábado, 18 de outubro de 2014

Aula 3 : Palestra com a Professora Claudia Lino

                                
Claudia Lino orientadora pedagógica
Na aula do dia 01/10/14 foram abordadas questões trazidas pela professora Claudia Lino, orientadora pedagógica do município de Duque de Caxias no Rio de Janeiro.

Uma das questões levantadas por ela, foi o trabalho pedagógico nas séries iniciais do ensino fundamental.
Os conceitos chaves da educação infantil foi mostrado em uma forma elaborada sobre a rotina criança e professor no espaço escolar. Tais como rodas de conversa e atividades de leitura e escrita.

 Salientou uma questão fantástica a respeito da leitura compartilhada. Esclareceu a importância de uma leitura com entoação e emoção, a fim de, passar o prazer da leitura para a criança. Assim como, apresentar diversos gêneros literários, tendo a sensibilidade de observar quais gêneros se aproximam daquela turma.

Outro conceito foi sobre a alfabetização, letramento e ciclo. Nos fazendo perceber que estes conceitos  não podem ser desassociados. Considerando a importância do professor acompanhar a mesma turma no ciclo. Fui capaz de compreender o quanto o método fonético é importante para a alfabetização, pois é preciso levar em conta a região onde a criança está inserida, seus sotaques, e contextos sociais.

 Além destes assuntos, obtivemos esclarecimentos sobre o PNAIC- Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Onde esclareceu o assunto e trouxe  atualidades.


Nos links abaixo complemento a minha reflexão sobre estes assuntos.







Um comentário:

  1. Shirley, as reflexões estão interessantes... Entretanto, é bom que você atualize suas postagens...

    ResponderExcluir